VIAGENS E DESAFIOS

NORUEGA BY BIKE

5000 km pelo litoral da Noruega, atingindo o extremo norte da Europa, em busca de aventuras e receitas gastronômicas.

veja mais sobre esta viagem

O projeto Noruega By Bike obteve um saldo muito positivo. Muitas lições aprendidas desde a fase de planejamento, captação de recursos, marketing e execução. Feliz por realizar um grande sonho e ao mesmo tempo um pouco triste por ter terminado essa minha grande aventura. 96 dias, 4.515 quilômetros pedalados, 5.180 quilômetros percorridos com as travessias de barco e mais de 50 receitas gastronômicas catalogadas no livro. Passei por mais de 120 cidades. Meu pneu traseiro furou 2 vezes e troquei a corrente apenas uma vez. Foram 10 dias acampados e 8 dias sem tomar banho. Comecei a viagem pesando 82 kg e terminei com 74,4 kg. Em média pedalei 69.4 km/dia em 5 horas 12 minutos. A velocidade média foi de apenas 13.3 km/h devido ao grande número de enormes subidas. A minha frequência cardíaca média foi de 148 batimentos por minuto o que gerou um gasto médio de 695 kcal/h ou 3.617 kcal/dias. Esses números multiplicados pelos 65 dias efetivamente pedalados atingiram um gasto total de 235.105 kcal. O maior peixe que peguei foi um bacalhau de 3,5 kg. Um desmaio, um dente quebrado e uma crise de labirintite. Foram mais de 7.000 fotos e muitas horas dedicadas a finalização do projeto. Muitas emoções vividas!

NEPAL EVEREST

Uma viagem perfeita para quem busca aventura, culturas diferentes, contato íntimo com a natureza e desafio pessoal.

veja mais sobre esta viagem

Atravessei o mundo e cheguei à Katmandu, a poluída e caótica capital do Nepal, um dos países mais pobres do mundo. Desbravei o Thamel, um bairro que revela o misticismo de um povo milenar com suas ruelas, templos, palácios, e arquitetura típica. Conheci um povo hospitaleiro e sorridente e os valores de uma cultura muito diferente da que estamos habituados. Voei entre as montanhas do Himalaia e pousei em um dos aeroportos mais mortais do planeta. Caminhei 15 dias com uma mochila nas costas, enfrentando subidas e decidas intermináveis, temperaturas abaixo de zero, ar seco e rarefeito, para chegar a 5590m de altitude, no lugar mais alto e impressionante que já estive em toda a minha vida. Durante essa jornada, fiz uma expedição aos meus mais profundos sentimentos, conversei francamente com meu “eu” e decidi fazer da aventura meu estilo de vida. Posso dizer que a ideia de um grande projeto foi concebida ali, aos pés dos 8.848m da montanha mais alta do mundo, e pouco tempo depois ele foi batizado de Projeto Noruega by Bike.

BANGKOK

Viagem que confirmou meu interesse pela cultura e gastronomia asiática, responsável pelo Projeto Ásia by Bike.

veja mais sobre esta viagem

Muito próxima da linha do Equador, esta metrópole com mais de 8 milhões de habitantes sofre com o calor, e os altos índices de poluição. Porém, o sorriso dos tailandeses a credencia como uma das cidades mais receptivas da Ásia. Muito mais organizada do que aparenta ser á primeira vista, a cidade concentra muitos templos, arquitetura característica, letreiros luminosos, mercados coloridos e atrações turísticas para os mais variados interesses. O país oferece uma gastronomia com paladar estimulante, agradável aos olhos e principalmente a alma, tornando-se um orgulho nacional.

ARACAJU(SE)/ MARAGOGI(AL) BY BIKE

Uma incrível viagem de 400 km pelo litoral nordestino.

veja mais sobre esta viagem

Privilegiando estradas secundarias e trilhas, desbravamos uma região com belíssimas praias, matas e coqueirais. Com minha irmã Cynthia, que fazia sua primeira experiência como cicloturista, percorremos 400 km enfrentando forte calor, informações conflitantes e pouca estrutura. No entanto, fomos recompensados com visuais e praias lindíssimas e com sabores e sorrisos inesquecíveis.

PARNAÍBA(PI)/ JAPARATINGA(AL) BY BIKE

Uma incrível aventura de mais de 1000 km pelo litoral do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

veja mais sobre esta viagem

Com Marcelo Luz, Sílvio Furukawa e Aurelio Magalhaes. Deixamos Parnaíba (PI), no dia 15 de janeiro de 2013, e durante 25 dias, percorremos os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, até Japaratinga, litoral norte de Alagoas. Foram 1143,14 Km pedalados, sem contar as travessias de barco e os trechos feitos de carro ou ônibus, para fugir de estradas perigosas e para dar fim a aventura. Com a proposta de pedalar ao máximo pela areia da praia, saíamos de acordo com o horário das marés, hora nos derrubando cedo da cama, ou da rede, hora nos expondo ao sol quente. O vento forte soprou quase sempre e sempre contra. Só a partir de Touros (RN), é que conseguimos uma trégua. A areia fofa nos obrigou a empurrar as bicicletas por intermináveis quilômetros. Por alguns momentos pedalamos dentro da água ou por cima das pedras para fugir do atoleiro. Atolamos no mangue, cruzamos rios, atravessamos dunas e sofremos com a falta de estrutura em longos trechos desertos e sem nenhuma sombra. No entanto, o sofrimento foi recompensado com praias e visuais maravilhosos, cidades históricas, vilas rústicas de pescadores e muito contato com a natureza. Nos caminhos que só uma viagem de bicicleta pode proporcionar, nos emocionamos com encontros inesquecíveis, como é o caso da menina de 9 anos que nunca havia visto um Japonês, e que deixou todos nós emocionados quando contou sobre seu sonho de ser médica. Deliciamos-nos com a simplicidade das pessoas e com a nossa também. Deixo meu agradecimento a Marcelo Luz e Silvio Furukawa, pelo companheirismo.

VALE EUROPEU - SANTA CATARINA BY BIKE

Viagem coletiva autônoma e independente percorrendo o Vale Europeu em Santa Catarina.

veja mais sobre esta viagem

O mais famoso Circuito de Cicloturismo do Brasil ocorre na semana do carnaval. A partir da cidade de Timbó, são 350km passando por Pomerode, Indaial, Doutor Pedrinho e outras pequenas cidades com uma incrível influencia alemã. Apesar de ser uma região lindíssima com rios, lagos e montanhas, é um circuito que exige um pouco de experiência dos ciclistas, tanto pelas montanhas como pela dificuldade técnica do terreno.

COSTA VERDE MAR - SANTA CATARINA BY BIKE

270 km pelo litoral e interior de Santa Catarina compartilhando experiências com cicloturistas de todo o Brasil.

veja mais sobre esta viagem

O circuito Costa Verde e Mar é um evento organizado pelo Clube de Cicloturismo que parte de Balneário Camburiú, passando por lindas praias, matas preservadas e pequenas cidades do interior de Santa Catarina. São apenas 5 dias de viagem percorrendo cerca de 270 km entre estradas secundarias, rios e cachoeiras. Com caráter autônomo e livre, cicloturistas de todo o Brasil viajam em um clima de confraternização, compartilhando histórias e vivenciando novas experiências.